Como lucrar com os resíduos gerados em sua empresa?

Se seus resíduos têm como destinação final somente os lixões ou aterros sanitários, chegou a hora de reavaliar os resíduos gerados pelo seu negócio.

Os resíduos são sobras de processos oriundos das atividades humanas em seus diversos processos produtivos, onde cada vez mais o aumento desses resíduos vem trazendo indesejáveis efeitos nocivos ao meio ambiente. Como a empresa ou estabelecimento é responsável pela destinação final dos resíduos, uma das formas de agregar valor ao seu negócio e ainda contribuir para o meio ambiente é através da reciclagem e da reutilização desses resíduos.

Como fazer o processo?

Entender o resíduo gerado

Realizar a classificação dos resíduos é uma das etapas muito importante para conhecer os tipos de resíduos gerados pelo seu empreendimento, bem com a quantidade que é descartado. Para ajudar nesse processo de classificação, é necessário consultar a legislação referente à cada tipo de resíduo para melhor identificá-lo, e a partir disso, avaliar a possibilidade de reutilizá-los dentro do seu próprio negócio. Caso não seja possível a reutilização, verifique a possibilidade de outras empresas reutilizá-los como matéria prima em seus processos, podendo assim gerar uma renda extra.

Compostagem

Quando se trata de resíduos orgânicos, uma das formas de reaproveitá-los é a compostagem. A compostagem é um processo natural de decomposição que transforma as sobras de materiais orgânicos em adubo, podendo ser utilizado em plantações e jardinagens. Onde esse adubo pode ser vendido ou até mesmo aproveitado em seu negócio, caso seja um restaurante que possua uma horta.

PGRS – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Uma forma de entender e gerenciar os seus resíduos é através de um PGRS, no qual, é um documento que demonstra a separação e o descarte correto de resíduos sólidos, e é uma forma de dar destinação final para os resíduos que não foram possíveis vender ou realizar o tratamento.

Portanto, há diferentes formas de lucrar com os resíduos, no qual, há inúmeras possibilidades de reaproveitá-los e utilizar disso como marketing verde para aumentar as vendas em seu negócio.

Conheça mais nossos serviços!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *