Branding: O que é, importância e como fazer.

Mas afinal o que é branding?

Branding é uma estratégia de gestão de marca que engloba todas as ações realizadas que possui o objetivo de torna-la mais forte e presente no mercado de modo que consiga influenciar a percepção das pessoas sobre sua marca produto e /ou serviço.

Ou seja, nesse processo o grande foco é fazer com que ela seja reconhecida e admirada pelo público fazendo com que seus consumidores a escolham repetidamente. Para isso é muito importante que a marca represente a essência de seu estabelecimento e passe todas as características da empresa, seja os valores, princípios, propósitos, posicionamento e cultura.

Dessa maneira, um Branding bem feito torna a marca da empresa cada vez mais reconhecida. Existem diversas empresas que tiveram sua marca consolidada no mercado devido a uma boa estratégia de branding, como por exemplo ao pensar em cartão de crédito, as primeiras marcas que nos vem à mente são Visa e MasterCard, ou ao pensar sobre marcas de roupas de esportes sempre vem à cabeça marcas como Nike e Adidas.

Porque o Branding é tão importante?

No mundo contemporâneo que vivemos hoje e a alta competitividade de mercado é necessário se destacar em meio a concorrência. Se leva apenas cerca de 7 segundos para causar uma boa impressão, é por isso que sua marca precisa ser forte e bem delineada desde o início.

Um branding eficaz é justamente o necessário para fazer com que sua empresa se destaque e chame a atenção de seu cliente em potencial. Quando bem feito, o branding consegue influenciar, inspirar e gerar mudanças.

As grandes empresas conseguem contar uma história fazendo com que o cliente se identifique com a marca. É isso que em meio a tanta concorrência faz com que elas escolham determinada empresa. Ou seja, quanto mais próximo a história de sua marca chegar da experiência desejada pelo cliente, mais ele se identificará com ela e mais propenso ele estará de investir seu dinheiro em seu produto e/ou serviço.

Mas, afinal, como faço para construir essa história? Em seguida, irá ser apresentado um passo a passo para você conseguir criar sua marca de forma eficaz.

Passo a passo de como criar uma marca

Para o desenvolvimento da sua marca você deve levar em consideração duas coisas que são essenciais: a história e a simbologia.

A história é o coração da sua marca, afinal é ela que deve contar o que a sua marca é, e quais características e experiência ela vai entregar para o consumidor. Já a simbologia é o “algo a mais”, ela precisa traduzir visualmente o que essa história quer passar para, assim, chamar a atenção de seu possível cliente.

Seguindo branding modelo canvas, como este exemplo abaixo, você consegue planejar a criação de sua marca de maneira simples e rápida.

Modelo de Branding Canvas

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