Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

O que é PGR?

O Programa de Gerenciamento de Riscos é um documento que tem como objetivo identificar e descrever os riscos presentes no ambiente de trabalho. Além disso, o PGR define as estratégias e medidas que a organização deve adotar para lidar com esses riscos, sempre garantindo a segurança e a saúde dos colaboradores.

PGR - Segurança do Trabalho
Figura 1 – PGR. Fonte: Trivitae

O principal objetivo do Programa de Gerenciamento de Riscos é prevenir a ocorrência de acidentes, para isso, é necessário realizar um estudo minucioso do local de trabalho. Os riscos são classificados em cinco tipos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes.

Os riscos físicos envolvem diversas formas de energia às quais os trabalhadores estão expostos, como ruído, frio e pressão. Os riscos químicos estão relacionados a substâncias e compostos que podem penetrar no organismo dos trabalhadores, como poeira, vapores e gases.

Os riscos biológicos incluem agentes biológicos como bactérias, vírus e fungos. Os riscos ergonômicos são aqueles que podem interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, como levantamento de peso, repetitividade e monotonia. Por fim, os riscos de acidentes referem-se a qualquer situação que coloque o trabalhador em uma condição vulnerável, afetando sua integridade física. Isso inclui máquinas e equipamentos sem proteção adequada.

Figura 2 – Segurança no trabalho. Fonte: gnrambiental.com.br

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é composto por duas partes distintas: o inventário, que lista todos os possíveis riscos presentes no ambiente de trabalho, e o plano de ação, que estabelece as medidas para prevenir tais acidentes. É importante ressaltar que, de acordo com a Norma Regulamentadora NR-1, o PGR é obrigatório para determinadas empresas. Entre em contato conosco da Equip Consultoria que vamos te ajudar.

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