Produção e Sustentabilidade – A sacola de mandioca

Você sabia que tem como juntar uma ideia inovadora com desenvolvimento sustentável? Muitas pessoas têm boas ideias, mas, por elas tangenciarem o tema de sustentabilidade, não sabem se aquele tipo de produto pode encontrar algum nicho do mercado atual para se encaixar. Porém, o que essas pessoas têm que saber é que, nos dias de hoje, desenvolvimento sustentável é tão rentável quanto qualquer outro projeto.

Um exemplo recente que temos hoje é a empresa de Bali, na Indonésia, que desenvolveu uma sacola feita mandioca e que se dissolve na água! Todos sabem que o plástico é um verdadeiro veneno para o planeta e as sacolinhas plásticas, como as de supermercados, são umas das principais causas disso. Toneladas e mais toneladas de sacolas e outros produtos plásticos – produzidos a partir de petróleo e que leva centenas de anos para se bio-degradar – são descartados de forma incorreta.

Criada pelo biólogo Kevin Kumala em Bali, a empresa tem como objetivo desenvolver opções biodegradáveis para produtos geralmente fabricados de plástico. A sacolinha é feita a partir de amido de mandioca, e, na natureza, desaparece em questão de meses. Ela também pode ser dissolvida em água morna ou quente, mas não na temperatura ambiente, então é resistente à chuva ou outros imprevistos. E sim, a sacola de mandioca é bem resistente. Cada uma delas é capaz de suportar 3 quilos. Além disso, a Avani Eco, empresa responsável por essa criação, também cria outros produtos com materiais biodegradáveis. Destaque para os talheres de madeira, os copos e canudos à base de amido de milho e embalagens para comida que substituem o isopor por fibra de cana de açúcar. (hypeness)

Para provar que o produto é 100% natural, Kevin Kumala, biólogo e criador dessa sacolinha, fez um vídeo em que ele bebe um copo de água no qual ele dissolveu um pedaço do “plástico”. As sacolas também são totalmente biodegradáveis ou compostáveis e podem ser ingeridas por animais marinhos e terrestres.

Mas como essa ideia surgiu, você pode se perguntar. “Eu estava sentado do lado de fora de um bar com um amigo e nós vimos centenas de motociclistas usando capas de chuva de vinil. Me deu um estalo de que aquelas capas tóxicas e nojentas seriam usadas algumas poucas vezes e depois seriam descartadas, mas nunca se decomporiam”, disse Kevin à CNN. (followthecolours)

Dessa forma, podemos ver que ideias inovadoras e impressionantes podem surgir em qualquer momento e que, por mais louca que seja a ideia, vale a pena correr atrás de desenvolvê-la. Essa ideia revolucionária traz múltiplas possibilidades para a empresa e para outras que querem se inserir em nichos parecidos.

Então, se você tem uma ideia e tem o interesse de mostrar ao mundo que você pode fazer a diferença, venha falar conosco, mande-nos uma mensagem, navegue em nosso site, garanto que, juntos, encontraremos uma forma de tirar sua ideia do papel e transforma-la em um sonho realizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *