PGRS x PGRSS

Você sabe o que significa essas siglas? Sabe a diferença prática entre esses dois documentos? Se não, esse é o lugar certo para você. E se sim, então venha saber um pouco mais sobre essas certidões.

PGRS é a sigla para Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. As leis ambientais dizem que, para qualquer empresa ou estabelecimento comercial é de suma importância um PGRS, que tem como funções: garantir que os resíduos estão sendo corretamente descartados; evitar desperdícios por desconhecimento do total gasto e do resíduo gerado; melhorar aspectos de logística dentro do estabelecimento, para utilizar melhor o espaço físico; entre outros. Essas mesmas leis, também dizem que o PGRS deve ser elaborado 1 vez ao ano, para garantir a eficácia do plano. (Equip Consultoria)

Por meio desse plano de gerenciamento as empresas podem visualizar todo o processo de geração de resíduos que elas têm e, dessa forma, diminuir a quantidade gerada e otimizar o estabelecimento, mitigando impactos ambientais e evitando desperdícios dentro da própria empresa. Apesar disso, esse documento não é obrigatório para todas as empresas, mas realmente ajuda quem estiver interessado em buscar soluções para seu empreendimento ser mais rentável e mais ecológico.

Já PGRSS é a sigla para Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Mas o que são resíduos de saúde? São aqueles resultantes das atividades relacionadas ao atendimento humano e/ou animal. Por exemplo: seringas, agulhas, medicações, entre outros. Ao separar corretamente esse tipo de lixo você minimiza os riscos ocupacionais no ambiente de trabalho e protege a saúde do trabalhador e da população em geral.

E como saber se minha empresa precisa de um PGRSS? Esse documento se aplica a todos os estabelecimentos que se relacionem com atendimento à saúde humana ou animal, como: laboratórios analíticos, funerárias, clínicas veterinárias, drogarias e farmácias, serviços de tatuagem, entre outros. Além disso, esse documento é obrigatório para muitos tipos de estabelecimentos, inclusive os já citados.

Agora você já sabe as diferenças básicas entre um PGRS e um PGRSS. Gostou do tema? Quer saber mais sobre um dos dois? Tem interesse em fazer um para o seu estabelecimento? Entre em contato com nossa equipe, ficaremos felizes em poder ajudar com qualquer dúvida ou serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *