
As impressoras 3D ‘ imprimem’ objetos em 3 dimensões, ou seja, não é uma simples imagem, é algo que podemos tocar e, além disso, ser algo funcional. A tecnologia por trás dessa maquina é bastante avançada, ela reproduz camadas de um objeto criado em um software. Alguns exemplos de objetos que podem facilmente ser impressos pelas impressoras 3D são: Suportes, organizadores, medidores, miniaturas, personagens (action figures), entre outros. As impressoras 3D também podem ser usadas em utensílios relacionadas á saúde, uma vez que também podem ser usadas na fabricação de próteses e ate mesmo peças odontológicas.

Figura 1 – BitFab. Fonte: https://bitfab.io/pt-pt/blog/proteses-3d/
Uma das áreas de atuação do engenheiro químico é o setor industrial e a impressora 3D tem revolucionado a indústria diante da agilidade, precisão e baixo custo das impressões. A impressora 3D pode ser adotada em diferentes áreas industriais visando aperfeiçoar ciclos de desenvolvimento de produtos e redução de custos. Diante disso a impressão 3D trás vantagens como rapidez em um ciclo, controle e fluidez no processo, novas possibilidades de design e novas ideias que possam aumentar a qualidade e outros.
A impressora 3D tem aplicações em diferentes ambientes como:
Fábricas – a tecnologia da impressão 3D permite a criação e produção de ferramentas, peças simplificadas padronizadas usadas em linhas de montagem.
Desenvolvimento de produtos – a produção de protótipos de maneira rápida permite um feedback rápido daquele produto e, com isso, o produto final lançado no mercado é mais assertivo.
Arquitetura e Design – a impressora 3D é capaz de imprimir os projetos, mostrando ao cliente como ficara o resultado do serviço ofertado. Assim, é mais fácil fazer modificações e, também reduz custos futuros.
Medicina e Odontologia – a utilização de impressoras 3D na criação de próteses tem sido de grande ajuda na área da saúde.

Figura 2 – Drakon. Fonte: https://drakon.aero/cursos/impressora-3d/
