Você, com certeza, já ouviu falar da Coca-Cola. Ela é, hoje, uma das maiores empresas no ramo de bebidas no mercado alimentício mundial. Mas você já parou para pensar em como esse negócio, de proporções astronômicas, começou? Bem, como quase todas as boas ideias, ela surgiu na cozinha de uma pessoa que jamais imaginaria que sua marca iria agradar e influenciar a tantos, e depois de tantas gerações.
John Stith Pemberton (1831-1888), um farmacêutico de Atlanta, nos Estados Unidos, já tinha inventado um elixir alcoólico com base em água tónica e folhas de coca que era conhecido pelo nome de “Pemberton’s French Wine Coca”.
Esse elixir era uma variante do vinho Mariani, muito apreciado na Europa. Mas como um dos seus ingredientes, o vinho de Bordéus, era demasiado caro nos Estados Unidos, Pemberton decidiu retirá-lo da fórmula de composição.
Pemberton preparou um xarope de folhas de coca e extrato de noz de cola, que os escravos vindos de África usavam como um antídoto para a ressaca e a fadiga. Mas havia um problema. A combinação desses produtos originava uma bebida de gosto amargo. Por isso, durante longos meses, Pemberton foi misturando vários ingredientes, até finalmente conseguir obter um xarope escuro e de sabor doce.
Em 8 de Maio de 1886, ele começou a vender esse preparado a cinco centavos por cada frasco na sua própria farmácia, a farmácia de Jacob, como uma droga para as náuseas. Em seguida, experimentou adicionar a esse xarope, água com gás e conseguiu expandir a sua distribuição.
Frank Robinson, colega do farmacêutico, batizou o produto de Coca-Cola. Desenhado em letras onduladas, o nome Coca-Cola passaria a ser uma das marcas mais famosas do mundo. Inicialmente, como o fabrico da Coca-Cola ainda era uma pequena empresa, o concentrado era embalado em pequenos barris de madeira pintados de vermelho, que simbolizava a cor do grão da cola.
Em 1891, outro farmacêutico, Asa B. Candler, que tinha tomado o elixir para as dores de cabeça, adquiriu a fórmula de Pemberton, pela quantia de 2300 dólares. Oito anos mais tarde, ele deu início ao seu negócio com o produto já engarrafado.
Em 1955, a Coca-Cola enfrentou problemas para enviar os refrigerantes em garrafas de vidro, para tropas dos EUA que prestavam serviço na Ásia. Resolveu, porém, o problema enviando a bebida em latas. E a novidade teve tanto sucesso que cinco anos mais tarde o produto começou a ser vendido no mercado norte americano.
Desde o início da década de 1980, a Coca-Cola viveu uma grande expansão tanto no Ocidente como no Oriente.
A fórmula exata da Coca-Cola continua a ser um segredo dos mais bem guardados do mundo que muito poucos conhecem. A fórmula original está guardada há 86 anos num cofre de alta segurança no SunTrust Banks. (Origem das coisas)
Agora, aqui vão algumas curiosidades disponibilizadas pela própria empresa. (Coca-Cola)
Você sabia? Se tudo o que a Coca-Cola produzisse fosse desmoronar nas Cataratas do Niágara a uma taxa normal do lugar de 6 milhões de litros por segundo, ela fluiria por quase 83 horas.
Você sabia? Estudos mostraram que a Coca-Cola está entre as marcas mais admiradas e mais conhecidas no mundo. De fato, está documentado que “Coca-Cola” é o segundo termo mais compreendido no mundo, depois de “ok”.
Você sabia? Se tudo o que a Coca-Cola produzisse fosse garrafas de 230 ml, e essas garrafas fossem colocadas de ponta a ponta, elas alcançariam a lua e voltariam 2.051 vezes. Isso é uma viagem de ida e volta por dia durante cinco anos, sete meses e 14 dias.
Você sabia? Os consumidores sedentos em todo o mundo agora apreciam os produtos da Coca-Cola Company 1,7 bilhão de vezes todos os dias, cerca de 19.400 bebidas a cada segundo.
Você sabia? Se tudo o que a Coca-Cola produzisse fosse garrafas de 230 ml, e essas garrafas fossem distribuídas para cada pessoa no mundo, haveria 1.104 garrafas por pessoa.
E você? O que está esperando para tirar sua ideia do papel e transformar seu sonho em realidade? Se você tem uma ideia, não hesite em desenvolvê-la, fale conosco, venha conversar conosco, ficaremos felizes em poder ajudar a sua empresa, ou negócio, o seu estabelecimento a crescer no mercado. Você pode achar que sua ideia não é boa, mas lembre-se que Steve Jobs também achava que o mundo não o queria (como já falamos aqui).
E aí? se interessou pelo tema? Quer desenvolver um produto? Fale conosco ou visite nossas redes sociais.