O que o PGRS pode agregar no seu estabelecimento?

A preocupação com o meio ambiente vem aumentando cada dia mais conforme os recursos naturais estão sendo consumidos, diante desse fato, alguns dos principais desafios enfrentados por donos de empresas é saber qual o destino correto para os resíduos produzidos durante a fabricação e consumo de produtos dentro do estabelecimento. Logo, urge a necessidade de conhecer mais um pouco sobre o PGRS, um documento essencial para conseguir licenças ambientais dentro da sua empresa.

Figura 1 – PGRS. Fonte: Lan Legalizações

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, é um documento de valor jurídico contemplado de estratégias e medidas para o gerenciamento adequando e ambientalmente correto dos resíduos sólidos gerados por um estabelecimento ou empresa. A sua implementação evita futuros problemas como multas, cassação de alvará entre outras consequências que são obstáculos para um empreendedor, além de garantir ao estabelecimento 12 meses de regularidade nas normas de conduta federais. Agregando não só nos benefícios ambientais, o PGRS pode render ao seu comércio um possível retorno financeiro, devido ao fato de que muitos dos resíduos descartados podem estar sendo reutilizados em outros setores industriais ou até mesmo na própria indústria, minimizando as perdas internas e aumentando o lucro da produção.

Mas afinal como saber se meu estabelecimento precisa desse documento?

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), é estabelecido que todos os comércios, indústrias, empresas, e instituições públicas ou privadas que geram resíduos sólidos são obrigados a elaborar o PGRS.

 E como a Equip pode te ajudar?

Somos uma empresa Jr. que busca identificar a melhor solução para o seu negócio. Ficou interessado? Entre em contato conosco e garanta já seu orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *