O Impacto de um Mapeamento de Processo

A medida que um negócio cresce é recorrente que os processos que antes eram simples e de fácil compreensão comecem a se tornar sistemas maiores e mais complexos. Ou também o número de clientes que aumentam e acabam gerando maiores demandas, assim diversas outras atividades passam a disputar a prioridade de execução. O crescimento do empreendimento é um ótimo sinal, no entanto à medida que as prioridades começam a se sobrepor o número de clientes insatisfeitos também aumenta.

Seja por falta de uma gestão adequada ou por desconhecimento de ferramentas e práticas facilitadoras é muito comum em comércios e empresas de  pequeno e médio porte que esse nível de complexidade passe a ser um gargalo para companhia, e por consequência desses gargalos é comum que a eficiência diminua e o tempo empregado em certas tarefas aumentem.

Visando contornar esses problemas é essencial para a organização compreender seus processos.Dessa forma, entender as etapas realizadas dentro do negócio é uma das melhores maneiras de operar não apenas com excelência, mas também melhorar a eficiência de cada setor/processo, diminuir custos empregados em cada tarefa e, sobretudo o tempo necessário para cada atividade.

O mapeamento de processos pode ser entendido como  uma ferramenta gerencial que tem como objetivo identificar as informações, os fluxos, as partes envolvidas, capacidades, competências e recursos para entender todos os componentes necessários. Ou seja, ele é extremamente útil para padronizar e identificar falhas e possibilidades de melhorias que antes não eram possíveis de se identificar.

De acordo com a NBR ISO 9001:2008, são três os fatores principais que determinam o nível de detalhamento de cada mapeamento: Complexidade, risco e competência compõem esses fatores e, respectivamente  refletem no grau de detalhamento do processo que é delineado.

Além de facilitar a vida do gestor e criar oportunidades para alavancar o negócio, também fazem parte dos objetivos do mapeamento de processo trabalhar com alguns fatores, e são eles: facilitar a compreensão macro e micros dos processos realizados, melhorá-los realizando reparos incrementais, padronizar esses processos e por fim transformá-los promovendo mudanças de acordo com a situação do empreendimento, assim garantido que sejam executados da melhor forma possível.

Ficou interessado? Deseja ter seu processo bem mapeado e com máxima eficiência?

A Equip Consultoria conta com um time de consultores capacitados em Otimização e Gestão de Estoque. Entre em contato conosco e marque uma reunião diagnóstico conosco gratuitamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *