Ao iniciar um novo projeto empresarial ou implementar um novo produto em uma empresa já em funcionamento sempre há questionamentos acerca de como o mercado receberá essa nova proposta, se o valor cobrado será competitivo no mercado, se a demanda por esse produto permitirá um retorno financeiro do investimento inicial em um período muito longo além de inúmeras outras dúvidas que, por muitas vezes, acabam por atrasar ou até mesmo fazer com que ótimos projetos não saiam do papel devido às diversas inseguranças que surgem ao empresário na fase de implementação frente a um mercado tão competitivo. Em contrapartida, uma estratégia utilizada para criar um ambiente mais seguro para esse investimento é a realização da análise de viabilidade, que conta com informações assertivas sobre fatores que influenciam diretamente no desempenho do produto.
A análise de viabilidade faz parte da gestão estratégica e é de uma empresa e é desenvolvida por meio de estudos que visam a compreensão e estabelecimento do público alvo, mercado consumidor, concorrência, fornecedores, principais gargalos, formulação o produto e etc. Através desse estudo e da criação de estatísticas reais e personalizadas para o nicho de atuação da empresa em questão, há uma análise de dados detalhada sobre cada um dos parâmetro que impactam na viabilidade do produto e se estabelece se é ou não viável a sua implementação naquele momento ou daquela maneira que foi inicialmente pensada, fazendo assim as alterações necessárias para maximizar os lucros de um produto viável comercialmente e prevenindo o investimento em produtos que não apresentam viabilidade comercial, trazendo assim maior confiança e segurança na hora de investir em uma inovação para a sua empresa.
Inicialmente, é feito o estudo do produto em si e qual sua funcionalidade para a sociedade e seu publico alvo, coletando dados referentes à sua formulação, matérias primas, processo produtivo e também se o seu desempenho quanto à função inicial ocorre da maneira como o mercado espera. Nesse processo é possível estabelecer seu custo de produção e correlacioná-lo com questões logísticas, além de fazer uma estimativa de sua aceitação por meio dos consumidores devido às suas características quanto à qualidade e funcionalidade. Após essa etapa, há o desenvolvimento de acerca dos concorrentes, custos fiscais relacionados às atividades produtivas, análise de mercado, localização, transporte entre outros fatores de impacto dependendo do tipo de produto que está em desenvolvimento.
Ao final do processo de estudo e coleta de dados, há a concatenação das informações e constatação da viabilidade do produto e quais as melhores estratégias a serem adotadas para a implementação do projeto caso sua viabilidade seja constatada, e se o produto apresentar dados que o levem à inviabilidade econômica há uma economia de recursos e investimentos que seriam empregados sem proporcionarem o retorno esperado pela empresa, logo, pode-se iniciar a análise de outros projetos ou fazer adaptações ao projeto inicial para que o mesmo se torne viável se for possível.
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