Embalagens Ecológicas

Devido a ampliação do marketing verde e com os clientes cada vez mais exigentes e preocupados com o meio ambiente, os antigos métodos de produção das embalagens estão sendo adaptados, e cada vez mais difundindo a utilização das embalagens ecológicas nos diferentes segmentos do mercado.

Devido a isso, as embalagens ecológicas surgiram com o objetivo de reduzir os efeitos nocivos provocados pelo descarte inadequado das embalagens no meio ambiente, no qual, surgiu-se a necessidade de criar novas embalagens biodegradáveis e recicláveis.

Quais são os tipos de embalagens ecológicas?

Existem diferentes tipos de materiais que podem ser utilizados como matéria prima para a produção de embalagens ecológicas, dentre eles podemos citar:

Embalagem feitas a partir de resíduos vegetais

Existem diversos tipos de embalagens oriundas dos resíduos vegetais, dentre esses podemos citar as embalagens feitas com cogumelo, fibras de coco, bagaço de cana de açúcar e entre outras. Cada uma dessas embalagens possui diferentes características físicas sendo utilizadas em diferentes aplicações, também seus custos variam bastante, podendo apresentar um valor acima das embalagens convencionais. Por isso é necessária uma pesquisa de viabilidade para saber identificar qual a melhor embalagem a ser utilizada em seu negócio.

Embalagens feitas de papel

As embalagens de papel são constituídas a base de celulose, no qual, podem ser recicladas e reaproveitadas, não impactando negativamente ao meio ambiente na geração de resíduos desnecessários.

Embalagem de PLA (Poliácido Lático)

As embalagens biodegradáveis de poliácido lático são feitas a partir da fermentação realizada por bactérias de vegetais ricos em amido, no qual, é produzido uma grande quantidade de ácido lático que se unem em cadeias de repetição originando os polímeros. Essas embalagens foram criadas com o objetivo de substituir os plásticos convencionais, no qual, sua degradação acontece em pouco tempo.

Embalagem Ecológica

Você sabe diferenciar as embalagens plásticas, ecológicas e biodegradáveis?

Embalagens plásticas: Seu processo produtivo baseia-se em polímeros oriundos do petróleo.Infelizmente, a maioria das embalagens do mercado ainda são constituídos pelo plástico, no qual, vem comprometendo o meio ambiente devido ao seu descarte incorreto e o grande tempo de decomposição.

Embalagens biodegradáveis: Apresentam um tempo de degradação muito menor se comparado ao tempo das embalagens plásticas que demoram em torno de 35 a 100 anos. Porém o tempo de degradação dos biodegradáveis depende do descarte correto das embalagens podendo chegar a 180 dias.

Embalagens ecológicas: As embalagens ecológicas reduzem os impactos da produção de lixo para o meio ambiente devido sua fabricação ser proveniente de materiais reciclados como o bagaço de cana de açúcar e a fibra de coco. Vale a resolva que nem todas as embalagens ecológicas são biodegradáveis.

Marmita em embalagem ecológica

Qual a importância de implementar as embalagens ecológicas em seu negócio? 

 Demonstra para seus clientes e colaboradores que sua empresa preocupa com o meio ambiente, gerando mais credibilidade ao seu negócio.

       Redução dos impactos na produção de lixo para o meio ambiente. 

  Redução de gastos em logística e transporte devido as embalagens ecológicas serem mais leves trazendo benefícios financeiros para seu negócio.

Se você ficou interessado e deseja investir em embalagens ecológicas em sua empresa! 

Sustentabilidade

A Equip te Ajuda! 

Investir em embalagens ecológicas é uma prática sustentável que a sua empresa pode e deve seguir, por isso a Equip realiza a análise de viabilidade para você ter todos os parâmetros e se sentir seguro para investir nessas embalagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *