Como melhorar o processo produtivo da cerveja

O mercado brasileiro é um dos maiores do mundo, tanto em produção como em consumo da cerveja, e os números só aumentam com o passar do tempo. Com isso, temos vários tipos e sabores e receitas da tão “queridinha brasileira”, mas em um mercado tão disputado e difícil fica a dúvida de muitos empreendedores e empresários do ramo, ” Como melhorar meu processo produtivo?”.


Uma primeira ação que possibilita a melhora do processo, é lavagem do malte após o processo de mash out. O mash out nada mais é que uma subida de temperatura logo após a mosturação, e tem como propósito abaixar a viscosidade do mostro e desativar as enzimas. É indicado que a temperatura da água fique entre 74°C à 78°C durante a lavagem, e quanto mais água for utilizada, mais eficiente será o processo. Essa simples adição no processo pode contribuir com mais de 20% de eficiência no seu processo de produção.


A moagem do malte é outra etapa de extrema importância na produção, pois não pode ser tão fina ao ponto que provoque complicações no processo de mostura, como uma compactação, assim impedindo a circulação no equipamento, gerando também uma cerveja adstringente, tal como não pode ser muito grossa, pois isso implica em grãos maiores que não tem sua casca quebrada, desde modo se tornando desperdício e prejuízo. Então o fato de os grãos serem moídos na medida certa já aumenta a eficiência do seu processo.


Mais um fator que afeta a qualidade e a eficiência da sua produção de cerveja e o tempo, pensando nisso, quanto maior for o tempo em que seu líquido circula na mostura, maior será a eficiência. Em média o tempo para ter um bom aproveitamento seria de uma hora, mas quando prolongamos esse tempo de mostura por mais 30 minutos, temos um ganho de eficiência de até 5%, mas como é uma baixa porcentagem é interessante realizar uma análise para ver se é viável.
Um fato interessante sobre a produção de cerveja no Brasil é que existe uma pequena diferença entre os maltes produzido no inverno e no verão, já que as altas temperaturas do nosso país tropical deixam o ar mais quente, o que afeta um pouco a cor do malte produzido, mais especificamente o Pilsen, pensando nisso as produtoras param processo de malteação um pouco antes, assim deixando um malte mais claro.
Ficou na dúvida de como melhorar seu processo e melhorar a qualidade do seu produto?

Entra em contato com a gente, a Equip Consultoria pode te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *