A questão da inovação ambiental no mundo não é algo atual, é uma situação que já vem sendo discutida a muito tempo, e seu desenvolvimento vem oscilando de tempos em tempos. No mercado atual, com a alta competitividade e repleto de inconstâncias a todo tempo, a inovação ambiental pode ser uma saída tanto quanto criativa para as empresas se desenvolverem e se destacar.
Atualmente a adesão de uma cultura verde dentro da empresa é bastante atrativo seja qual for o segmento, e vem se tornando cada vez mais essencial para o crescimento de qualquer marca. A visibilidade e a credibilidade proporcionada pela iniciativa sustentável é um dos grandes pilares de todas as empresas de sucesso hoje em dia, de tal forma que chega a ser a sua principal fonte de divulgação diante a sociedade. A implementação desse sistema de costumes voltados para inovação sustentável dentro das instituições atrai situações como, a melhoria da qualidade de serviços, a competitividade no mercado, uma melhoria na qualidade de trabalho de produção e de vida dos colaboradores, sem falar nos impactos gerados na sociedade e no meio ambiente em geral, e com pequenas ações vamos moldando o futuro dos jovens.
Com esse posicionamento definido temos outra ferramenta que se alinha perfeitamente com ela, o Marketing Verde. Surgiu da exigência dos consumidores a respeito do dano causado pelas empresas no meio ambiente, juntamente com um posicionamento sobre a situação. Essa forma de marketing tem como função mostrar a empresa como uma marca que valoriza a sustentabilidade e a inovação ambiental, realizando ações que estão voltadas a preservação do meio ambiente. Portanto, a cuidados a serem tomados, quando a realização dessa estratégia não tem um plano estruturado da maneira adequada, pode acabar se tornando um revés, ou seja, prejudicando muito mais do que ajudando na imagem da marca, isso é o que chamamos de Greenwashing, em poucas palavras é quando a companhia tenta realizar um marketing ambiental, só que as ações tomadas por ela não corroboram o sua divulgação.
Em princípio, o Marketing Verde é um facilitador na criação de laços empresárias, sem mencionar que expande e consolida sua marca em um mercado extremamente disputado, pois muitas das vezes, os consumidores optam por comprar em marcas parceiras da natureza, pagando até mais caro pelo produto. É importante perceber que esse estilo de marketing não é só um estratégia de divulgação, mas sim uma necessidade nos tempos em que é necessário o hábito de cuidar do meio ambiente, então para a existência de um futuro onde o meio ambiente consiga respirar novamente é de extrema importância a adesão de certas estratégias, que não só ajudam sua marca como o meio ambiente também.