A engenharia química na sustentabilidade

O engenheiro químico tem uma ampla área de atuação e uma delas é a inovação sustentável. Inovar representa mudanças, novidade e ousadia em uma determinada área ou assunto e, a sustentabilidade esta ligada a ideia de conservação dos recursos naturais, tendo em vista o impacto das ações atuais no futuro do planeta.

Figura 1 – Pilares da sustentabilidade. Fonte: Tag2u

Nesse sentido o engenheiro químico é capaz de projetar ideias sustentáveis para melhorar uma planta industrial, criar um projeto de reparação em um ambiente afetado, gerir um processo para reduzir gases estufa, controlar processos de reciclo em uma indústria, entre outras ações que relacionam otimização de custos, processos e redução de impactos ambientais.
Diante disso é possível que o engenheiro químico trabalhe visando:
⁃ Redução de gases que contribuem com o efeito estufa;
⁃ Redução da poluição do ar e da água;
⁃ Redução do descarte de resíduos (reciclo no processo ou descartes adequados);
⁃ Tratamento de efluentes e regiões que já foram afetadas;
⁃ Redução do desmatamento;
⁃ Sustentabilidade corporativa (atividades corporativas que tem como objetivo resultados econômicos, sustentáveis e sociais).

Figura 2 – Importância de construções mais sustentáveis. Fonte: overbr

Além disso, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) que visam guiar o desenvolvimento da humanidade em cinco áreas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz. Diante disso há 17 objetivos e, os que se relacionam com a sustentabilidade são:


ODS 2: Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.


ODS 6: Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.


ODS 7 – Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.


ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.


ODS 9 – Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.


ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.


ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.


ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.


ODS 14 – Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.


ODS 15 – Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.


ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.


ODS 17 – Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: habitability

Figura 3 – O que são os ODS. Fonte: estrategiasods

Assim, a sustentabilidade é uma questão de muita responsabilidade e que deve ser levada em consideração pelo bem do futuro do planeta e das pessoas. O engenheiro químico é um profissional capacitado para atuar na inovação sustentável diante das tecnologias de controle de processo, com simulações de modelagens, modelos cinéticos e otimização de operações unitárias, visando sempre um desenvolvimento mais sustentável.

Figura 4 – Indústria sustentável. Fonte: soluçõesindustriais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *