Dia 20 de setembro é dia do Engenheiro Químico, um profissional que pode atuar em toda escala produtiva a nível industrial desde o processo de extração e beneficiamento da matéria prima até a produção e entrega do produto final e nos mais diversos setores e ramificações possíveis, permeando as áreas alimentícia, siderúrgica, automobilística, farmacêutica entre outras inúmeras possibilidades. Porém, o papel do profissional da engenharia química não se limita apenas à produção, sendo uma de suas atribuições e responsabilidades o tratamento da água utilizada na cadeia produtiva e, posteriormente, dos efluentes gerados no processo. Cada tipo de processo e produto tem necessidades diferentes quanto aos aspectos físicos e químicos da água, o que altera o processo de tratamento de acordo com as necessidades de seu uso e possibilidades de seu reaproveitamento.
Para que seja possível realizar o tratamento de água de forma correta é necessário que se estabeleça: a fonte de água a ser usada, em quais processos será necessário o seu uso e qual a sua finalidade no processo. Com essas informações em vista, é possível que se determine a condição inicial da água na sua fonte, a quantidade que será necessária na produção em um certo período de tempo, e a qualidade e especificações necessárias em cada etapa que a utilize. Desse modo, é possível definir se é necessário o tratamento e como ele ocorrerá. Em indústrias de alimentícias, farmacêuticas e de cosméticos é necessário que a água incorporada ao produto final tenha um grau de pureza extremamente alto, visto que, a presença de contaminantes e o não controle dos parâmetros físico-químicos irá prejudicar profundamente a qualidade da produção, que pode ser descaracterizada a tal ponto de não servir mais para o uso que se almejava inicialmente. Para que se obtenha a qualidade pretendida, são necessários processos tais quais: pré-oxidação, floculação, coagulação, sedimentação, filtração e osmose reversa. Esses processos garantem a pureza da água em cerca de 99%, permitindo seu uso para fins de consumo animal e humano.
Ademais, em outras atividades, não há a necessidade da se obter a purificação da água utilizada no processo, pois essas características não influenciarão no processo e nem no produto. Esse uso é visto em atividades nas quais a água não é incorporada ao produto e é utilizada no processo, como é o caso de atividades que precisam de água para refrigeração, lavagem de ferramentas e das áreas comuns da indústria, utilização de passagem úmida entre outras aplicações comuns. Nesses modos de abordagem, é necessário que se faça um tratamento que garanta os parâmetros físico-químicos relacionados à alcalinidade e acidez, turbidez, temperatura entre outros aspectos que influenciam cada uso em específico.
Relacionado ao uso dos recursos hídricos, é de suma importância o seu uso consciente e a implementação de mecanismos de reutilização do mesmo, visando não só minimizar os impactos ambientais relacionados à escassez de água em condições de consumo mas também a redução dos custos. Atualmente, há inúmeros processos que foram desenvolvidos com esse objetivo, garantido a redução de até 80% do descarte de água por meio do reuso, captação de água da chuva entre outras possibilidades, aumentando a sustentabilidade do empreendimento, sua responsabilidade socioambiental e credibilidade além de melhorar a visão dos consumidores sobre a marca. Essas soluções podem ser implementadas em estabelecimentos de todos os portes e seus benefícios se estendem a curto, médio e longo prazo.
Se interessa em tornar sua empresa mais competitiva e sustentável por meio da implementação de um projeto de captação de água da chuva? A Equip Consultoria é uma empresa que está há 12 anos no mercado e é referência no desenvolvimento de projetos de excelência, que entregam praticidade, qualidade e preço justo aos seus clientes e trazendo soluções inovadoras para suas necessidades. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços e soluções personalizadas.