Como garantir a qualidade e segurança dos seus produtos através de uma Análise Físico-Química

Quando se trata de consumo humano, seja ele direto ou indireto, a segurança e qualidade são requisitos de extrema importância em qualquer tipo de indústria ou empresa. Dessa forma, as análise físico-químicas surgem como uma ferramenta de garantir ambas as necessidades de maneira simplificada. Feitas em laboratórios, essas análises podem ser determinadas por meio de diversas técnicas como espectroscopia, cromatografia, análises térmicas, de PH e titulação, além de ensaios sobre viscosidade e cor.

Figura 1 – Análise Físico-Química. Fonte: Semear

Um pensamento equivocado hoje em dia é pensar que apenas bebidas ou alimentos devem ser submetidos a análises físico-químicas, pois são os produtos mais presentes em nosso cotidiano. Mas a verdade é que é importante analisar todos os itens que possuem elementos químicos em sua composição. São eles, por exemplo: cosméticos e itens de cuidados pessoais, produtos farmacêuticos, materiais de construção civil, produtos de limpeza e principalmente a água, seja ela para consumo direto ou para fabricação de uma cerveja, dentre outros.


Para garantir a qualidade e segurança dos produtos, primeiramente é necessário estar atento às exigências dos órgãos regulamentadores de cada setor industrial para saber os parâmetros que devem ser compridos. No caso de bebidas, por exemplo, a Anvisa coordena, supervisiona e controla as atividades de registro, inspeção, fiscalização e controle de riscos da área para certificar os padrões de qualidade antes que chegue ao consumidor final.

Figura 2 – Qualidade da água da cerveja. Fonte: Microambiental

Ademais, as análises são importantes para determinar as características físicas, químicas e biológicas dos produtos. No caso de produtos farmacêuticos elas são importantes para identificar as impurezas presentes, avaliar a estabilidade e analisar o teor de princípios ativos. Já para produtos químicos industriais, como produtos de limpeza doméstica, as análises servem para determinar seu PH, reatividade, pureza entre outros. Assim, ao saber da composição e possíveis reações que os produtos podem sofrer, os usuários podem manipulá-los com maior garantia e segurança.


Além disso, não é apenas grandes indústrias que precisam das análises físico-químicas para fornecer um produto seguro aos seus consumidores, produtores artesanais também podem ser beneficiar das analises laboratoriais para se manter em conformidade com as normas vigentes. Por exemplo, para uma cervejaria artesanal é de suma importância que a água que será utilizada para a fabricação cervejeira, bem como a própria cerveja, sejam submetidas a essas análises periodicamente para saber se o produto final obtido está de acordo com as expectativas teóricas da receita. É possível, dentre outros, determinar o PH, turbidez e sais totais da água que será utilizada e também a quantidade total de açúcares, sólidos e o teor alcoólico da cerveja final.

Figura 3 – Equip Consutoria realizando análise físico-química. Fonte: Autoral


Portanto, agora que já sabe da importância e benefícios das análises e se você possui uma cervejaria artesanal, fabrica produtos cosméticos manipulados ou trabalha com tratamento de água e deseja saber mais sobre a composição química e física de seus produtos não deixe de entrar em contato conosco da Equip Consultoria e solicitar orçamento para uma análise físico-química! Além de saber de seus insumos e estar em conformidade com os parâmetros do mercado com um relatório de análise detalhado e personalizado, você estará incentivando o empreendedorismo jovem com preços acessíveis, mas sem perder a qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *