Procedimento Operacional Padrão

POP

O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado. É uma descrição detalhada de todas as medidas necessárias para a realização de uma tarefa.

A Ford

Se voltarmos ao século 20, temos um exemplo claro de procedimento padronizado nas linhas de montagem do modelo “T” da Ford, que foi uma das primeiras linhas de produção a ter sucesso e trabalhar com tarefas padronizadas. Os níveis de padronização eram tão eficazes, para a época, que o custo do produto foi reduzido ao máximo.

O que e para quem

O POP tem como objetivo manter o processo em funcionamento por meio da padronização e minimização de desvios na execução da atividade. O POP é um instrumento destinado a quem executa a tarefa e deve ser simples, completo e objetivo, para que possa ser interpretado por todos os colaboradores. Quanto a sua aplicação, representa a base para garantir a padronização de tarefas e assegurar aos usuários um serviço ou produto livre de variações (ou não conformidades) que poderão interferir na sua qualidade final.

Cuidados

Um cuidado que se deve ter ao utilizar um POP é de sempre mantê-lo atualizado e garantir que todas as pessoas que o utilizam tenham em mãos o mais atualizado. Isso garante que o procedimento seja feito da maneira mais correta e evita que erros que já foram relatados ocorram novamente.

Sua empresa

E a sua empresa? Vocês já têm um ou mais Procedimentos Operacionais Padrões? Eles estão atualizados para garantir máxima efetividade? Os funcionários estão acostumados com ele? Se alguma dessas respostas for não, mande-nos uma mensagem e ficaremos felizes em poder ajudar a sua empresa a chegar a seu ápice de efetividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *