Os Riscos de um Estabelecimento

Uma questão crucial para uma empresa nos dias de hoje é como a informação chega no colaborador e quais informações são confiáveis ou não. Isto é, a comunicação dentro de um estabelecimento é, hoje, um fator de extrema importância para o sucesso de uma empresa. Hoje vamos falar sobre uma ferramenta que melhora essa comunicação entre diretorias e colaboradores: o Mapa de Riscos.

Dentro de uma corporação, muitas das informações geradas na diretoria não são transmitidas de forma eficaz para o restante dos colaboradores. Com intenção ou não, a maior parte dessas notícias gera impacto direto na vida dos funcionários. Quando não são divulgadas de forma adequada, tais informações podem até causar transtornos.

O Mapa de Riscos é uma ferramenta muito eficaz para mostrar a um funcionário quais são os riscos que ele corre e onde, dentro do ambiente de trabalho, ele mais corre esses riscos (já falamos dele aqui). Todas as empresas oferecem riscos aos seus colaboradores, desde uma siderurgia até uma agência de correios. O que muda para cada empresa é o tipo de risco e a gravidade desse risco.

Existem diversos outros instrumentos que favorecem o êxito da circulação das notícias dentro de uma empresa. Publicações impressas (jornais, revistas e boletins), jornal mural, intranet e newsletters são alguns exemplos. Aliados a um bom planejamento empresarial, eles são verdadeiras ferramentas estratégicas para aumentar a confiabilidade entre funcionários e líderes e auxiliar na otimização do tempo nas tomadas de decisões.

A comunicação interna tem grande importância para o bom andamento do trabalho nos diversos setores de uma empresa. Quanto mais informados acerca do cotidiano da corporação onde atuam estiverem os profissionais, mais eles estarão envolvidos com a missão da empresa e, consequentemente, a produtividade será cada vez maior. Assim como o aproveitamento do tempo, antes dispensado em conflitos gerados pela falta de informação.

Outro fator importante a se considerar é a função da comunicação interna em capacitar funcionários para novos desafios. Com o mercado altamente competitivo, a globalização e as novas tecnologias, todos os colaboradores de uma organização têm de estar aptos a obter os melhores resultados no menor tempo possível. Seguindo essa tendência, a comunicação interna deixa de ser algo periférico para se tornar ferramenta imprescindível na relação da produtividade com o tempo. A comunicação sempre foi um problema a ser trabalhado em grande parte das empresas, pois uma ação eficaz reduz esforços e aumenta a produtividade. Muito tempo se perde por não se ter uma informação ou se faz errado por não saber o que fazer. Portanto, a comunicação está diretamente ligada à produtividade e ao ganho de tempo.

Portanto, podemos definir que investir em comunicação significa, entre outros benefícios, economia de tempo. “O único caminho para evitar o conflito é o diálogo. Empresas que não dialogam são empresas analfabetas de um mundo extremamente relacional”. (administradores.com.br)

Assim, podemos ver que muitos fatores devem ser considerados quando o assunto é comunicação, por exemplo: a maneira como as informações circulam dentro da empresa, seja de forma virtual, verbal ou escrita; como os riscos são apresentados para seus colaboradores e como eles os entendem; se é necessário capacitar os funcionários para se tornarem reais comunicadores; entre outros.

E você? O que está esperando para contatar a Equip Consultoria para analisarmos o seu Mapa de Riscos? Que tal otimizar o layout da sua empresa para que a comunicação não seja mais um problema para você? Venha falar conosco, ficaremos felizes em poder ajudar sua empresa a ser uma gigante no mercado.

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