Como Usar Uma Boa Identidade Visual

O Natal é uma das festas mais felizes e animadas que temos hoje, ela é cheia de símbolos, figuras, tudo isso para nos lembrar de sermos pessoas melhores e mais alegres. Mas qual é a origem de todos esses símbolos? Segundo Pedro Paulo Funari, professor de história e arqueologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a origem da comemoração e seus símbolos são muito mais pagãos que cristãos.

Sobre a figura mais enigmática dessa festa, o Papai Noel, Funari afirma que o homem chamado Nicolau que viveu na Antiguidade e que virou santo não tem nada a ver com o ele, apesar de muitas versões dizerem isso. A figura tem origem em tradições germânicas e nórdicas.

Já a imagem que conhecemos do Papai Noel tem uma origem muito mais comercial. A figura de um velhinho com roupa vermelha e branca foi criada e difundida pela publicidade da Coca-Cola no século XIX. “A gente pode dizer que o Papai Noel como a figura que a gente conhece é uma invenção da Coca-Cola e dos meios de comunicação de massa”, diz o pesquisador. O papel da mídia, afirma Funari, foi difundir essa imagem. O cinema e outros meios trouxeram a imagem criada pelos publicitários ao Brasil.

“Se você for olhar os jornais brasileiros do início do século XX, no período do Natal, você encontrará referências ao presépio(…) não se fala em Papai Noel”, diz o pesquisador, que lembra que nos dias atuais o presépio praticamente sumiu dos meios de comunicação.

É interessante notar, com essa história, a maneira como uma marca, a Coca-Cola, conseguiu usar de um símbolo festivo uma maneira de ampliar seu mercado. Essa tática comercial é conhecida por Identidade Visual, onde você faz com que uma imagem, ou uma cor, seja suficiente para que as pessoas já se lembrem da sua marca. Esse serviço inclui desenvolvimento de produto e registro de marca.

E aí, se interessou pelo tema? Mande-nos uma mensagem ou visite nosso site e nossas outras mídias sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *